Tabagismo: é possível parar

O tabagismo é um problema muito presente na atualidade e que atinge uma grande parcela da sociedade. Este problema está associado com a dependência psicológica e física dos cigarros no cotidiano e seu maior causador é a nicotina, uma substância psicoativa. Presente em todos os tipos de cigarros como charutos, mentolados, cigarros de palha, narguilés e outros, esse material é causador do maior número de mortes evitáveis por ano.

Quando é feita a ingestão deste produto ela gera uma sensação de prazer no indivíduo que causa alterações no cérebro e mudanças nas emoções e comportamento. É considerado dependente aquele que fuma regularmente ou diariamente, e caso não faça ingestão apresente sintomas de abstinência. Segundo dados da OMS, no Brasil existem pelo menos 24 milhões de fumantes e 200 mil mortes por ano causadas pelo uso frequente de cigarros.

Uma vez que há a criação de hábitos relacionados ao tabagismo a pessoa pode vir a adquirir doenças como problemas cardiovasculares, respiratórios ou algum tipo de câncer. Logo, se este produto vicia com tanta facilidade e traz inúmeros problemas para os indivíduos, como fazer para se livrar do tabagismo?

Abaixo vão algumas dicas para tentar ajudar na luta contra esse vício que acaba com tantas vidas por ano:

Reinventar a rotina diária

As pessoas consomem diferentes quantidades de cigarros por dia, uns indivíduos fumam entre 1 e 5, outros chegam a ingerir até 2 ou mais maços inteiros. Com o tempo os fumantes adquirem hábitos de fumar em alguns momentos específicos. Depois de comer, ao acordar, após um café, conversando num bar, e outros.

Para evitar essa necessidade é preciso arrumar outras atividades para esses momentos recorrentes num dia a dia. Algumas ideias sugeridas são um passeio à céu aberto, trabalhar a respiração, beber água, escrever, ler uma revista, e outras. Evitar gatilhos ir à locais com área de fumante, tomar café, ter isqueiros, podem ajudar a esquecer os cigarros.

Não alimentar o desejo de fumar

Quando se existe um hábito de fumar com frequência o ato de parar pode ser extremamente difícil. É certo que durante o processo de desintoxicação dos cigarros vai haver um desejo constante de voltar para os antigos hábitos. Não cair em tentação pode ser uma luta para os fumantes, mas há formas de ajudar a saciar o desejo. Dentre esses produtos têm-se pastilhas e adesivos de nicotina, cigarros eletrônicos, bupropiona ou até os que preferem parar sem apoio.

Cuidar do corpo e da mente

A melhor forma de trabalhar a luta contra o tabagismo é manter a mente e o corpo ocupados com frequência. Realizar atividades físicas, terapias alternativas, ver filmes e séries podem ajudar a entreter e passar o tempo. Além disso, é essencial alimentar-se de forma adequada o máximo que der, visto que os cigarros tiram a fome e fazem os indivíduos perderem peso.

Manter-se positivo e pedir ajuda se preciso

Pode ser desanimador tentar parar de fumar visto que o processo é lento, difícil e angustiante. Evitar pensamentos negativos, recompensar-se pelo tempo sem fumar, contar cada dia como uma vitória e outras ações podem ajudar com no dia a dia. Desistir pode ser uma ideia tentadora, contudo, é preciso persistir e pedir ajuda das pessoas próximas se necessário.

Dar um fim à um vício extremamente prejudicial para a saúde é mais que essencial na vida de uma pessoa. Essa atividade é muito difícil, e requer persistência, apoio moral, algumas consultas médicas e outros. Caso você deseje praticidade na busca por médicos, conheça agora o Applisi. Dispondo de diversos benefícios para seu acompanhamento médico o aplicativo é uma facilidade para os indivíduos. Baixe já e conheça suas vantagens!

Conheça o Applisi.

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
Aumentar a autoestima