Combater a obesidade é importante para o aumento da qualidade de vida

Combater a obesidade é uma das atividades mais importantes que devemos fazer de maneira individual e coletiva. A obesidade é uma doença crônica que afeta cada vez mais crianças, adolescentes e adultos. Alguns estudos mundiais apontaram que as taxas de obesidade entre crianças desde a década de 80 duplicaram. Entre adolescentes o resultado é pior ainda: elas triplicaram!

Atualmente, cerca de 15% das crianças são consideradas com excesso de peso. Outros dados são que 60% dos adultos possuem sobrepeso ou são obesos. Não são números nada animadores para quem deseja combater a obesidade. A obesidade leva a problemas sérios, como desenvolvimento de diabetes. Além de riscos cardíacos e de outras doenças. Todas elas podem levar ao óbito mais cedo.

Como combater a obesidade em casa?

A prevenção é importante se tratando da obesidade. É importante criar hábitos saudáveis desde cedo dentro de casa. Os pais devem incentivar seus filhos a hábitos de alimentação equilibrados. Devem dar o exemplo também. Pois senão esse hábito não se sustenta.

Por exemplo, para combater a obesidade e evitar o sobrepesso, algumas dicas podem ser praticadas:
– Evitar refrigerantes e bebidas excessivamente doces;
– Comer doces apenas nos finais de semana;
– Ingerir regularmente verduras e legumes;
– Evitar carne vermelha em demasia;
– Não beber líquido durante as refeições;
– Ingerir fast food apenas nos finais de semana;
– Educar as crianças a ler os rótulos dos produtos;
– Tornar a comida mais colorida e atrativa;
– Evitar produtos industrializados;
– Fazer molhos e sucos naturais.

São formas que podem ser trabalhosas no começo, mas com um calendário organizado é possível realizar essas tarefas diariamente. A questão não é restringir a alimentação, mas torná-la equlibrada. Isso aumenta a qualidade de vida do indivíduo.

Uma razão primária pela qual a prevenção da obesidade é tão vital em crianças é que a probabilidade de obesos se tornarem adultos obesos aumenta de aproximadamente 20% na idade de quatro anos para 80% na adolescência.

O Applisi apoia iniciativas para combater a obesidade.

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
combater a obesidade