Hábitos noturnos para comer melhor

O relógio biológico de um indivíduo comum já sabe quando é noite. Por isso, algumas funções, como o metabolismo já desacelera e se prepara para deixar o corpo em repouso.

Se você come muito e deita logo em seguida, não se sente mal? Isso acontece porque os órgãos relacionados a digestão forçam o estômago, para manter a função ativa. Não é um bom hábito para se manter. Quem consegue dormir bem com dores e inchaço na barriga?

Você sabia que exagerar nas refeições noturnas eleva o risco de problemas no coração, derrames e outras disfunções? Isso foi à tona através de um estudo da Associação Americana do Coração. Segundo os pesquisadores, é fundamental o planejamento dos horários da alimentação.

Essa falta de horário bagunça o organismo, permitindo a entrada de alimentos que fazem mal à saúde e permissão de “petiscos” durante o dia. Por causa disso, alguns mecanismos fisiológicos comuns nesse horário deixam de acontecer.

Problemas de alimentação desregulada

– Aumento de peso;
– Hipertensão;
– Queda pressão arterial;
– Aumento da produção do hormônio do estresse;
– Pior controle do açúcar no sangue, favorecendo a diabetes.

Problemas mais sérios como derrames podem acontecer. Isso porque, no período noturno, naturalmente o corpo apresenta uma queda de 10% na pressão arterial. Como o organismo se mantém ativo e acesso, pode ocorrer uma sobrecarga, produzindo derrame ou infarto.

Portanto, apesar da correria do dia-a-dia, é importante organizar as refeições para horários fixos e contínuos. Se houver um dia que foge da regra não tem problema. O problema é criar um hábito errado e repeti-lo todos os dias, por um longo período de tempo. Não venda a sua saúde tão barato!

Para refeições mais leves e de acordo com o período noturno você pode consultar um nutricionista, profissional que pode orientar uma dieta específica para que o seu organismo possa ficar leve à noite.

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br