Aumentar a autoestima só depende de você

Como aumentar a autoestima? Ela é a responsável por nos sentirmos bem conosco. Com nosso corpo e mente. A baixa autoestima pode ser profundamente enraizada, com origens em experiências traumáticas da infância, como a separação prolongada das figuras dos pais, a negligência ou o abuso emocional, físico ou sexual.

Em adultos, a autoestima pode ser prejudicada por problemas de saúde negativos, como a perda de um emprego ou a obtenção de relacionamentos divorciados, deficientes ou frustrantes. Uma sensação geral de falta de controle também contribui para a baixa autoestima. Esse sentimento de falta de controle pode ser especialmente marcado em vítimas de abuso emocional, físico ou sexual. Ou, ainda, vítimas de discriminação com base na religião, cultura, raça, sexo ou orientação sexual.

A relação entre baixa autoestima e transtorno mental e sofrimento mental é muito complexa. A baixa autoestima predispõe ao transtorno mental, que por sua vez destrói a autoestima. Em alguns casos, a baixa autoestima é em si uma característica fundamental do transtorno mental, como, por exemplo, na depressão ou no transtorno de personalidade limítrofe. Por esse motivo, aumentar a autoestima é importante para a saúde mental.

Pessoas com baixa autoestima tendem a ver o mundo como um lugar hostil e a si mesmas como sua vítima. Como resultado, eles relutam em se expressar e se afirmar, perdem experiências e oportunidades. Além disso, podem se sentir impotentes em relação às situações da vida.

Aumentar a autoestima pressupõe realizar ações que podem parecer simples, mas que devem ser feitas continuamente para funcionarem. Não é de uma hora para outra que a autoestima se fortalece. Conheça as dicas abaixo e apenas faça aquelas com os quais você se sente mais à vontade.

Dicas para aumentar a autoestima

1) Escreva em um papel suas qualidades e realizações

Você pode não estar percebendo mas você pode ter qualidades e realizações que você nem percebe por conta da sua baixa autoestima. Viva um dia de cada vez. Algumas conquistas levam tempo! Mantenha esses escritos em um lugar seguro e leia-as todas as manhãs. É uma forma de aumentar a sua autoestima.

2) Pense positivamente sobre sua aparência

Apesar de seus problemas, você é uma pessoa única, especial e valiosa. Mesmo que a sociedade tenha um padrão de beleza, saiba que grande parte da população não se encaixa a ele. Tente entrar em grupos que fortaleçam a diversidade. Seja na vida real ou virtual.

Esqueça os pensamentos negativos como: “Nada dá certo para mim”, “Ninguém vai me amar”, “Vou ficar sozinho para sempre”, “Sou um fracassado”. Isso só piora a situação e não te leva a ver as soluções. A vida é muito grande para ser pequena.

3) Alimente-se de maneira saudável

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Faça das refeições um momento especial, mesmo se você estiver comendo sozinho. Desligue a TV, ponha a mesa, acenda uma vela e faça um momento para se sentir bem consigo mesmo. Ás vezes preparar sua comida pode ser a melhor escolha, optando por alimentos frescos e evitando os industrializados.

4) Exercite-se regularmente

O exercício contínuo pode aumentar a sua autoestima. Isso porque aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do humor. Além disso, você vai se sentir bem consigo mesmo, com uma melhora significativa no seu corpo e na sua mente.

Conheça o Applisi.

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
Aumentar a autoestima