Como começar os exercícios? Desenvolva sua saúde corporal e mental

Essa é uma pergunta feita por todo sedentário: Como começar os exercícios? Todos sabemos que a prática regular de atividades físicas ajuda a desenvolver a saúde corporal e mental, porém, criar esse hábito é algo que pode ser extremamente difícil para algumas pessoas, principalmente àquelas que nunca tiveram esse costume. É muito comum que muitos parem por preguiça e falta de estímulo, porém exercitar-se é de grande importância para a saúde.

Como fazer então para começar os exercícios e manter uma rotina? Veja a seguir alguns passos que podem te ajudar a organizar-se para ter uma vida mais saudável:

1. Estabelecer uma meta

Essa é uma ótima forma de começar os exercícios. Você pode ter como meta emagrecer, ganhar massa muscular, ficar com o corpo definido, melhorar o condicionamento físico, entre muitos outros. O objetivo de cada um varia de acordo com as suas necessidades corporais. Para traçar uma meta é preciso antes de tudo haver uma consulta com especialista (médico, nutricionista, personal trainer) que identifique e te explique de forma detalhada como alcançá-la.

2. Organizar e impulsionar

Com a meta estabelecida agora é hora de encaixá-la nos horários da sua rotina. Nem todos tem tempo de sobra para dedicar-se às diversas idas em academias ou corridas de 1 hora, logo, é preciso analisar todas tarefas diárias para ver o tempo que poderá ser destinado aos exercícios.

Encontrar um impulsionador para começar os exercícios é importante pois te ajuda a dar um empurrão e realmente colocá-los em prática, e isso pode ser feito de várias formas. Você pode combinar de realizar  exercícios com amigos ou fazê-los após o trabalho, estudo, assim que acordar e por aí vai. Esse tipo de atitude te motiva e evita que a preguiça te impeça de efetuá-los.

3. Comparação

Para acompanhar os progressos que vão acontecendo é preciso comparar os resultados de antes e depois. Sempre que possível, analise a eficácia dessas atividades que estão sendo feitas. Seja anotando, fotografando ou através de um especialista que te acompanhará. Esse registro é importante pois além de mostrar o rendimento dos exercícios, te motiva a continuar com a nova rotina saudável.

4. Possua referências e crie recompensas

Ter alguma outra pessoa como referência te ajuda a manter o foco e a não abandonar essas práticas. Além disso ter alguma inspiração torna seu objetivo mais realista, pois faz com que você tenha certeza de onde pretende chegar. Há ainda os que estabelecem o hábito de recompensar-se a cada objetivo alcançado, seja com um pequeno presente, a realização de uma viagem ou uma roupa nova.

Viu como é fácil começar os exercícios? O que importa aqui é não se sabotar e fazer de tudo para de fato estabelecer uma rotina funcional. Esse hábito só traz melhorias para a saúde e aumenta a sua qualidade de vida. Deixe já a preguiça de lado e procure um médico para te aconselhar a iniciar a prática de exercícios!

Antes de começar os exercícios, você deve fazer um check-up médico. Conheça o Applisi e armazene seu histórico médico online. Assim você pode praticar exercícios com segurança, sem prejudicar a sua saúde.

começar os exercícios