Mal de Parkinson

A doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo que afeta predominantemente os neurônios produtores de dopamina em uma área específica do cérebro.

Os sintomas geralmente se desenvolvem lentamente ao longo dos anos. A progressão dos sintomas é muitas vezes um pouco diferente de uma pessoa para outra devido à diversidade da doença. Alguns sintomas do Parkinson são:

• Tremor, principalmente em repouso. Outras formas de tremor são possíveis
• Lentidão dos movimentos
• Rigidez do membro
• Problemas de marcha e equilíbrio

A doença de Parkinson não pode ser curada, mas os medicamentos podem ajudar a controlar seus sintomas. Em alguns casos, a cirurgia pode ser aconselhada.

Seu médico também pode recomendar mudanças no estilo de vida, especialmente exercícios aeróbicos em andamento. Em alguns casos, a fisioterapia que se concentra no equilíbrio e no alongamento também é importante. Um fonoaudiólogo pode ajudar a melhorar seus problemas de fala.

É possível ter uma boa qualidade de vida com a doença. Trabalhar com o seu médico e seguir as terapias recomendadas é essencial para o sucesso do tratamento dos sintomas usando medicamentos dopaminérgicos. As pessoas com Pakinson precisam desse medicamento porque têm níveis baixos ou estão com falta de dopamina no cérebro, principalmente devido ao comprometimento dos neurônios.

É importante entender que as pessoas com Parkinson começam a apresentar sintomas mais tarde no curso da doença, porque uma quantidade significativa dos neurônios já foi perdida ou prejudicada.

Mudanças de estilo de vida também podem ajudar a tornar mais fácil a vida com a doença de Parkinson:

Alimentação saudável

Embora não haja alimentos ou combinações de alimentos comprovadamente úteis na doença de Parkinson, alguns alimentos podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas. Por exemplo, comer alimentos ricos em fibras e beber uma quantidade adequada de líquidos pode ajudar a prevenir a constipação que é comum na doença de Parkinson.

Uma dieta balanceada também fornece nutrientes, como os ácidos graxos ômega-3, que podem ser benéficos para pessoas com doença de Parkinson.

Exercício

O exercício pode aumentar sua força muscular, flexibilidade e equilíbrio. Pode também melhorar o seu bem-estar e reduzir a depressão ou a ansiedade.

Seu médico pode sugerir que você trabalhe com um fisioterapeuta para aprender um programa de exercícios que funcione para você. Você também pode tentar exercícios como caminhar, nadar, dançar, fazer alongamento.

A doença de Parkinson pode atrapalhar seu senso de equilíbrio, dificultando a caminhada com uma marcha normal. O exercício pode melhorar seu equilíbrio.

Se você deseja ter facilidade na procura de médicos e marcação de consultas conheça já o Applisi. O aplicativo visa facilitar o acompanhamento médico e armazenagem de documentos. Faça já o download e aproveite seus benefícios!

parkinson

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br