Sensibilidade dos dentes

Por ocorre a sensibilidade dos dentes? Se você evita comer alimentos frios ou beber bebidas quentes porque seus dentes ficam sensíveis, pode ser hora de visitar o dentista e fazer um tratamento adequado. Então, o que causa dentes sensíveis?

Origem da sensibilidade dos dentes

O interior do seu dente é composto principalmente de um material chamado dentina, que contém túbulos microscópicos cheios de pequenas terminações nervosas. Uma camada externa rígida de esmalte protege a dentina dentro da porção coronária do dente, e a dentina que se estende até a raiz do dente é protegida por uma camada de cemento. A sensibilidade dos dentes ocorre sempre que a dentina perde sua cobertura protetora de esmalte ou cemento, expondo as terminações nervosas para alimentos quentes, frios, ácidos ou pegajosos.

Causas da sensibilidade dos dentes

• Desgaste do esmalte do dente, através do uso de uma escova de dentes dura e do hábito de apertar a escova fortemente;
• Erosão dentária devido a alimentos e bebidas muito ácidos;
• Dente decadente, preenchimentos com vazamentos desgastados e dentes quebrados que expõem a dentina do dente;
• Recessão gengival que deixa a superfície da sua raiz exposta;
• Bruxismo;
• Sensibilidade pós-tratamento odontológico – comum, porém temporária, principalmente com procedimentos como coroas, obturações e clareamento dental;
• Tratamento Odontológico Preliminar;

Ter uma conversa com seu dentista é o primeiro passo para encontrar alívio do desconforto. Descreva seus sintomas, diga ao seu dentista quando a dor começou e deixe-o saber se há algo que normalmente faz com que você se sinta melhor.

Depois que seu dentista determinar o motivo de sua sensibilidade, o profissional tratará a causa da sensibilidade dos dentes. O tratamento pode ser tão simples quanto consertar uma cavidade ou substituir um preenchimento gasto. No entanto, se o seu desconforto possui uma causa mais complexa, como a perda de gengiva, que expõe as superfícies das raízes, o dentista pode sugerir um enxerto de gengiva que o periodontista faria para proteger a superfície da raiz e o suporte do dente.

Se você deseja ter facilidade na procura de médicos e marcação de consultas conheça já o Applisi. O aplicativo visa facilitar o acompanhamento médico e armazenagem de documentos. Faça já o download e aproveite seus benefícios!

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br