Pintas podem ser ou não sinal de problemas

As pintas na pele podem ser um charme para alguns e um incômodo para outros. Mas elas podem ser um sinal de problemas. O câncer de pele, por exemplo, começa através de uma pinta. Estágios iniciais da doença podem ser verificado após exames de identificação da pinta. Pode ser também um melanoma.

Se você tem pintas não fique preocupado. Uma visita regular ao dermatologista é indicada para check-up contínuo. Principalmente se você tem a pele muito branca ou possui histórico da doença na família.

As pintas surgem na infância e na adolescência. Pode ser mais escura ou clara, grande ou pequena, com relevo ou sem. Cada uma delas tem uma característica diferenciada. Uma pinta normal não sofre modificações com o passar do tempo.

As pintas malignas, diferentemente, surgem do nada. Uma característica delas é que crescem de maneira rápida, em pouco tempo. Mudam de forma e contorno e são mais escuras do que as pintas normais.

Saiba que, segundo especialistas, ter mais de 50 pintas no corpo pode ser um sinal de alerta. Isso porque as pessoas que tem essa característica tem mais riscos de ter melanoma.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), veja como avaliar as pintas:

A) Assimetria, já que pintas saudáveis costumam ser simétricas.
B) Borda, para bordas irregulares, com curvas e pontas.
C) Cor, especialmente preta e com manchas de outras tonalidades.
D) Diâmetro, acima de 5 milímetros.
E) Evolução, se o crescimento for repentino e rápido.

Como prevenir os problemas?

As pintas são de origem genética. Não há muito como fugir desse quadro. Mas você pode evitar problemas com algumas atividades abaixo:

– Evitar exposição excessiva no sol;
– Passar filtro solar;
– Proteger o corpo com roupas;
– Usar chapéu.

Existem outros tipos de manchas que devem ser identificadas diretamente com o dermatologista.

Conheça o Applisi.

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
Aumentar a autoestima