Prevenir e tratar Dor de garganta

A dor de garganta mais comum é a infecciosa. As causas mais comuns são gripes, laringite, faringite, amigdalite, entre outras. Pode durar até 1 semana. Os sintomas são voz rouca, tosse, dor ao engolir, inchaço, vermelhidão. O tratamento básico é através de anti-inflamatórios.

Porém nem toda dor de garganta se origina de vírus e bactérias. Remédios analgésicos não podem te ajudar nesta hora. Essa irritação pode acometer quem tem rinite ou congestão nasal. Uma das causas é a respiração pela boca, que irrita a faringe.

Outra causa para a irritação da garganta é o ar-condicionado, poluição e mudança do clima. Eles causam o ressecamento das vias aéreas e deixam a sensação de garganta seca.

Para que o tratamento ocorra da melhor forma possível, deve ser identificado o agente causador. O profissional que cuida dessa área é o Otorrino. Ele é o profissional especializado que pode dar o diagnóstico certo para o seu problema.

Várias condições podem causar uma dor de garganta, e é preciso ficar atento caso o sintoma não desapareça.

Como tratar a dor de garganta?

Se a causa for rinite, o médico deve começar um tratamento com remédios específicos que ataquem esse problema respiratório.
Se a causa for gases poluentes, pode ser feita uma higienização nasal.
Para aliviar os sintomas, o paciente pode utilizar uma pastilha

Como prevenir a dor de garganta?

No inverno é mais frequente a aparição das doenças respiratórias agudas e a dor de garganta pode aparecer com frequência. Para prevenir, você deve cuidar do seu sistema imunológico, beber bastante água, ter uma alimentação equilibrada e evitar contato com pessoas que possuem sintomas gripais.

Não se automedique. Procure um médico especializado para tratar a sua dor de garganta de maneira correta.

Remédios caseiros que aliviam os sintomas

– Gargarejo com água morna e sal;
– Mel quente com limão;
– Vinagre de maçã e mel;
– Chupar alho;
– Gargarejo com bicarbonato de sódio.

Gostou da matéria “Como melhorar a dor de garganta”? Compartilhe com seus amigos!

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br