Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue. O país está em alerta pois o Ministério da Saúde registro cerca de 35 casos em meio ano. As cidades de São Paulo e Minas Gerais possuem maior incidência.

A doença é tão grave, que aproximadamente 20 pessoas morreram no período. Porém o governo diz que não há necessidade de alarde, pois os casos registrados são de residentes em zonas rurais ou que tiveram contato com áreas silvestres por motivo de trabalho ou lazer e, por isso, no Brasil só há casos silvestres registrados de febre amarela.

Porém, a vacina de febre amarela é exigida em países internacionais. Vale a pena se prevenir antes de decolar para as suas férias. Após a vacinação, você deve adquirir o cartão internacional de vacinação, já que o brasileiro não é válido lá fora.

O período de campanha para a vacinação de Febre Amarela no Rio de Janeiro vai do dia 19 de fevereiro a 9 de março, sendo dia 24/02 o dia D de mobilização. Mesmo que a febre amarela seja mais silvestre do que urbana, o surto também pode acontecer nas cidades da seguinte forma:

1) Pessoa é picada pelo mosquito contaminado em área de mata e desenvolve a doença. Se for a uma cidade, pode dar início ao ciclo urbano.

2) O mosquito Aedes pica o doente e carrega o vírus. A partir da picada do mosquito contaminado, pessoas podem ser infectadas com a doença.

Sintomas da febre amarela

Dor de cabeça, febre, perda apetite, náusea e vômito, dor muscular. Na fase mais severa da doença, os sintomas são: febre alta, pele e olhos amarelos, sangramento mucosas, vômito, órgãos afetados, dores abdominais, urina escura.

O monitoramento do Ministério da Saúde é atualizado diariamente por estados e municípios e, até agora, não havia registros de febre amarela urbana. O último caso desse tipo foi registrado no Brasil em 1942.

Se você deseja ter facilidade na procura de médicos e marcação de consultas conheça já o Applisi. O aplicativo visa facilitar o acompanhamento médico e armazenagem de documentos. Faça já o download e aproveite seus benefícios!

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br