Osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea que ocorre quando o corpo perde muito osso, desenvolve pouco osso ou ambos. Como resultado, os ossos se enfraquecem e podem se romper devido a uma queda ou, em casos graves, por espirros ou pequenos inchaços.

Osteoporose significa “osso poroso”. Vista sob um microscópio, o osso saudável parece um favo de mel. Quando a osteoporose ocorre, os buracos e espaços no favo de mel são muito maiores do que em ossos saudáveis. Ossos osteoporóticos perderam densidade ou massa e contêm estrutura de tecido anormal. À medida que os ossos se tornam menos densos, enfraquecem e são mais propensos a quebrar. Se você tem 50 anos ou mais e quebrou um osso, pergunte ao seu médico ou profissional de saúde sobre um teste de densidade óssea. O ortopedista é o profissional mais indicado.

Estudos sugerem que aproximadamente uma em cada duas mulheres e até um em cada quatro homens com 50 anos ou mais quebrarão um osso devido à osteoporose. Quebrar um osso é uma complicação grave da osteoporose, especialmente em pacientes idosos. São mais prováveis ​​de ocorrer no quadril, na coluna ou no pulso, mas outros ossos também podem quebrar. Além de causar dor permanente, a osteoporose faz com que alguns pacientes percam a altura. Quando a osteoporose afeta as vértebras ou os ossos da coluna, ela geralmente leva a uma postura encurvada ou curvada.

A doença pode limitar a mobilidade, o que muitas vezes leva a sentimentos de isolamento ou depressão. Além disso, 25% dos idosos que quebram um quadril morrem dentro de um 1 de complicações relacionadas com o osso quebrado em si ou a cirurgia para repará-lo. Muitos pacientes necessitam de cuidados de longa permanência.

Como prevenir a doença?

– Ingestão de alimentos com cálcio e vitamina D;
– Exposição regular ao sol;
– Atividade física moderada.

Conheça o Applisi.

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
Aumentar a autoestima