Insolação e desidratação: dois problemas trazidos pelo verão

A insolação é um estado que acontece quando o corpo esquenta muito e o suor não dá conta de abaixar a temperatura. Alguns sintomas desse problema são: tontura e sensação de desmaio, enjoo e vômito, tremor e febre.

A condição é piorada pela falta de água e de proteção no corpo como bonés e chapéus. A bebida alcoólica não é considerada água, porque é diurética. Então, aquela cervejinha que refresca no calor não vai te ajudar!

A exposição ao sol nos horários de pico pode ainda causar queimaduras de primeiro e segundo graus. Estas primeiras são aquelas que a pele fica ardida, quente e vermelha. Para aliviar, aposte em chá de camomila gelado, cremes, água termal e hidratantes.

O sol é essencial para o organismo humano. Ele ajuda a produzir vitamina D, importante para nossa estrutura. Porém, o sol pode ser bastante nocivo, se cuidados não forem tomados.

É fácil esquecer da vida quando se está na praia ou praticando atividades ao ar livre. Mas, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, o sol está no seu auge e frequentemente esquecemos de nos proteger.

Quando o corpo fica durante muito tempo sob efeito do sol forte, a temperatura sobe e começamos a suar. O suor é uma forma de manutenção do calor corporal, que pode entrar em desequilíbrio.

Já as segundas podem criar até bolhas e são sérias. Não mexa nelas. Só deve ser estourada se estiver com líquido e doendo.

Tente não pegar sol nos horários de pico: depois das 10 horas e antes das 16 horas.

Se você deseja ter facilidade na procura de médicos e marcação de consultas conheça já o Applisi. O aplicativo visa facilitar o acompanhamento médico e armazenagem de documentos. Faça já o download e aproveite seus benefícios!

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
insolação