O perigo de procurar informações médicas na internet

Você está em casa sozinho e de repente começa a sentir algum tipo de dor interna ou externa no corpo. Logo bate o desespero e uma das suas primeiras atitudes é procurar informações médicas na internet sobre o que pode ser esses sintomas. Pronto! Você descobriu que se encontra com a perna quebrada, talvez com dengue ou até à beira de um ataque cardíaco.

É aí que vem o perigo. Procurando informações médicas na internet, nem sempre é possível confiar nas informações encontradas. Por mais que essa prática seja muito conveniente e útil para outros usos, ela é perigosa. Isso porque pode fazer com que você se automedique de maneira errada, prejudicando o tratamento que pode ser urgente. Ou, ainda, criando preocupações desnecessárias.

Sites confiáveis sempre indicam que as informações presentes no seu conteúdo não substituem de forma eficaz uma consulta presencial. Porém, muitas fontes da internet podem não ter credibilidade alguma. A presença desse hábito tornou-se tão recorrente que essas pessoas já ganharam até um nome: os cibercondríacos. O nome faz referência à doença real, hipocondria. Ela refere-se a quem constantemente acha que tem alguma doença grave.

Uma pesquisa apresentada no 30° Congresso de Cardiologia da SOCERJ (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro) apontou que entre os temas mais procurados em cardiologia, a hipertensão arterial é o mais recorrente. Porém dos 281 vídeos encontrados com essa temática, apenas 20 deles foram considerados minimamente apropriados.

Problemas com automedicação

Outra preocupação dos médicos em relação à essa prática é a automedicação desses pacientes. Além de decidirem por conta própria sobre o problema, ainda se aprofundam mais nas pesquisas e acham a medicação “adequada” para aquela situação. Essa prática pode ser arriscada pois dependendo dos sintomas é possível encontrar diversas doenças que tenham os mesmos sintomas, causando confusão no indivíduo.

Falando assim parece que essas buscas são atitudes que devem ser completamente banidas dos nossos hábitos. Na verdade é necessário apenas ter em mente que essas páginas servem para nos informar e não para conceder diagnósticos completos. Em casos de aparecimento de sintomas desconhecidos, é imprescindível à ida em um médico especialista.

Se você tem dificuldade em encontrar médicos na sua proximidade ou armazenar muitos papéis de histórico médico, baixe já o Applisi. O aplicativo foi criado para facilitar a relação entre médicos e pacientes.

informações médicas na internet