Formas de organizar o sono

Quem possui insônia sabe os malefícios que a falta de sono faz: cansaço, indisposição, olheiras, irritabilidade, dor de cabeça são apenas alguns dos problemas que a pessoa enfrenta no dia-a-dia. Porém, saiba que com hábitos simples você pode reverter esse quadro. Basta apenas ter força de vontade e estabelecer uma rotina.

Confira formas infalíveis de ter uma ótima noite de sono

1) Meditação

Praticar meditação é uma forma de acalmar a mente. Feito repetidas vezes e diariamente pode ser uma maneira de você controlar o seu corpo e deixá-lo mais tranquilo. Você pode ainda usar da cromoterapia para ajudar, acendendo luzes de cores frias, como as azuis e ouvir músicas relaxantes ou mantras indianos.

2) Use lavanda no travesseiro

A essência de lavanda tem a propriedade relaxante e sedativa. Age equilibrando o plano físico, mental e emocional. Auxilia os casos de insônia, tensão nervosa e depressão. Pingue algumas gotas no seu travesseiro.

3) Desconecte-se

Tente ficar longe de televisão, celular e computador. A luz que estes eletrônicos emitem dão a entende que ainda é dia. Com isso, há uma queda da produção de melatonina, que é o hormônio do sono.

4) Beba chás relaxantes

Um chá quente calmante pode ajudar a sua noite de sono. Tente tomar um chá de camomila, lavanda, erva cidreira, capim-limão, que são os indicados para este objetivo. Você sentirá uma sensação de bem-estar e relaxamento instantâneo.

5) Esteja com a temperatura ideal para o sono

Se você estiver com frio ou calor, vai ficar se revirando na cama e o sono não vai chegar nunca. Utilize pijamas, meias e use uma manta no frio e refresque-se no calor com um ventilador, ar-condicionado e poucas roupas. Estar confortável é essencial para ter uma boa noite de sono.

6) Exercícios à noite

Realizar atividades físicas à noite pode cansar o corpo e fortalecer a noite de sono. Pessoas que são fisicamente ativos dormem melhor, pois regulam o relógio biológico naturalmente.

7) Controle a tensão

Um fator que inibe o sono é a preocupação com tarefas. O estresse do dia-a-dia pode deixar a insônia ainda pior, pois quem acumula trabalho/preocupações pode não ter descanso nem à noite. Planeje suas tarefas diárias de uma forma que você organize seus afazeres e tenha tempo de relaxar também.

Dormir bem é fundamental, porque no sono os neurônios podem descansar e permitir que cérebro limpe as toxinas da mente.

Benefícios de dormir bem

• Redução do estresse;
• Melhora do humor;
• Melhora do raciocínio;
• Abre o apetite.

Gostou da matéria “Táticas infalíveis para ter uma ótima noite de sono”? Compartilhe com seus amigos!

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br