Lute contra a Depressão Pós-Parto

A depressão é uma doença séria que atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano. Suas causas podem ser variadas e sua manifestação pode surgir em diversos tipos de momentos. A depressão pós-parto é uma manifestação dessa doença que é muito comum na sociedade atual. Ela atinge cerca de 40% das mulheres apenas no Brasil. Seus sintomas incluem a falta de energia, mudança dos hábitos de sono e alimentação, ansiedade e irritabilidade.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a depressão pós-parto é mais que um sentimento de tristeza e cansaço após o nascimento da criança. Uma grande parcela de mulheres até chega a sentir o que é conhecido como blues puerperal. Essa situação é quando, nas duas primeiras semanas, há uma sensação melancólica na mãe. Mas que é passageira e comum.

Conheça mais sobre os sintomas da depressão pós-parto

Já na depressão pós-parto os sintomas são mais profundos, incluindo desânimo, baixa autoestima, falta de cuidado com a criança, sensação de raiva dela e até pensamentos suicidas.

Não existe uma causa específica que tenha sido descoberta causadora dessa doença, mas grande parcela dos médicos acredita que as mudanças hormonais e a transformação do estilo de vida sejam os principais gatilhos para seu aparecimento. Há ainda uma desconfiança de que mulheres que já tiveram depressão tenham uma tendência a desenvolvê-la.

É necessário ter muita atenção à mãe do bebê após o parto. Tanto para cuidados gerais quanto para a percepção de possíveis sintomas dessa doença. Caso note-se a presença de algum dos sintomas citados é recomendado iniciar o acompanhamento psicológico o quanto antes. Isso para evitar o desenvolvimento de sintomas mais graves. A depressão pós-parto costuma ser perceptível no primeiro mês depois do parto. Mas pode vir a surgir até um ano após o nascimento da criança.

A ida recorrente à psicólogos é de extrema importância para todas as pessoas. Pois assim é possível manter um trabalho efetivo no desenvolvimento da saúde mental. Quando se trata de depressão pós-parto é ainda mais importante ter cuidado com o psicológico. O parto é um momento de muitas mudanças para a mulher e é importante um acompanhamento. Principalmente para que não se desenvolvam os sintomas mais graves dessa doença.

Se você deseja ter facilidade na procura de médicos e marcação de consultas conheça já o Applisi. O aplicativo visa facilitar o acompanhamento médico. Além do armazenagem de documentos. Faça já o download e aproveite seus benefícios!

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
Depressão Pós-Parto