Hepatite B

A Hepatite B é um dos problemas de saúde pública mais sérios do mundo. Estima-se que 5% da população mundial, ou seja, mais de 300 milhões de pessoas possuam a doença.

A hepatite B é uma infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Ela é transmitida tanto pelo sangue, sêmen ou outro fluido corporal de uma pessoa infectada.

Como se contrai a Hepatite B?

Isso pode acontecer através do contato sexual; compartilhamento de agulhas, seringas ou outros equipamentos de injeção de drogas; ou da mãe para o bebê no nascimento. Para algumas pessoas, é uma doença aguda ou de curto prazo. Mas, para outras, pode se tornar uma infecção crônica de longo prazo.

O risco de infecção crônica está relacionado à idade da infecção: aproximadamente 90% das crianças infectadas ficam cronicamente infectadas, em comparação com 2% a 6% dos adultos. Hepatite B crônica pode levar a sérios problemas de saúde, como cirrose ou câncer de fígado. A melhor maneira de prevenir a doença é vacinar-se.

Sintomas da Hepatite B

Os sintomas da doença incluem olhos amarelados, urina escura, dor no abdômen, febre, fadiga, dor nas articulações, náuseas, vômitos e outras. Em casos crônicos podem ocorrer sintomas mais graves como insuficiência hepática, câncer e feridas.

Tratamentos para a Hepatite B

Vacina Hepatite B

Não existe remédio específico para a doença. Os tratamentos são realizados para aliviar os sintomas e evitar as complicações. Nos casos mais leves, a enfermidade desaparece sozinha. Em casos mais severos, é necessário realizar um transplante de fígado.

Para prevenção, existe a vacina específica.

Se você deseja ter facilidade na procura de médicos e marcação de consultas conheça já o Applisi. O aplicativo visa facilitar o acompanhamento médico e armazenagem de documentos. Faça já o download e aproveite seus benefícios!

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br