Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que se caracteriza por uma dor intensa e pulsátil no lado esquerdo, direito ou ambos. O problema pode causar também sintomas desagradáveis adicionais como: náusea, vômito, fotofobia e fonofobia (aversão a sons e luz).

As crises de enxaqueca podem durar horas ou dias, sendo um transtorno para quem sofre desse mal. Segundo a OMS, a enxaqueca afeta 90% da população mundial, sendo a maior parte mulheres. Após os 50 essa porcentagem diminui.

Tipos de enxaqueca

Existem 2 tipos de enxaquecas: com e sem aura. A aura é quando você possui os sintomas listados acima, além da dor intensa. Eles duram alguns minutos ou horas e depois a dor começa. Segundo Ministério da Saúde a porcentagem é de 64% sem aura e 18% com aura.

Principais causas da enxaqueca

A enxaqueca está relacionada às alterações do cérebro e genética. Ela começa quando as células nervosas reagem a alguma causa específica. Depois envia impulsos para os vasos sanguíneos causando sua compreensão seguida de dilatação. Com esse movimento são liberadas as substâncias inflamatórias relacionadas a dor.

As principais causas para a dor dependem de cada indivíduo, confira algumas delas:
– Cheiros fortes;
– Barulhos altos;
– Jejum;
– Mudanças de temperatura;
– Esforço físico;
– Alimentação desequilibrada;
– Fatores hormonais;
– Dormir mal.

Como identificar a causa da dor

O ideal é monitorar as dores, como se fosse um diário. Assim você consegue reduzir as causas e evitar crise. Confira abaixo um modelo ilustrativo desse acompanhamento:

diario-dor-enxaqueca

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br