Doador de Medula

Por que ser um doador de medula? A doação de medula óssea é um dos 2 métodos de coleta de células formadoras de sangue para transplantes de medula óssea. Doação de medula óssea é um procedimento cirúrgico que ocorre em uma sala de cirurgia do hospital. Os médicos usam agulhas para retirar a medula líquida (onde as células formadoras de sangue do corpo são feitas) de ambos os lados das costas do osso pélvico. Você receberá anestesia e não sentirá dor durante a doação. Após a doação, sua medula líquida é transportada para o local do paciente para transplante.

Muitas vidas podem ser salvas se você for um doador de medula.

Quer pode ser doador de medula?

Você deve ter entre 18 e 60 anos e, em geral, ter boa saúde. Um simples exame de sangue é necessário para obter o tipo de tecido LHA (sistema antígeno leucocitário humano). A compatibilidade de LHA determina que os tecidos são imunologicamente compatíveis. Após o teste inicial, todas as despesas médicas são cobertas pelo destinatário ou pelo seguro do beneficiário.

Algumas doenças que podem ser salvas pelo doador de medula

Se você for compatível e conseguir ser um doador de medula, você pode ajudar uma série de pacientes com doenças como leucemia (se essa tiver origem na medula óssea), doenças relacionadas ao sistema imune, anemias complexas, linfomas, entre outras. Essas são doenças graves que podem levar até ao óbito do paciente. Principalmente se nada for feito e nenhum doador puder ajudar.

Existem também doenças menos graves, mas preocupantes da mesma forma. Algumas doenças ajudadas pelo doador de medula são: mielodisplasias, doenças do metabolismo, doenças autoimunes e diversos tumores. Viu como sua ajuda é importante para quem necessita? Há uma grande angústia em relação a doenças que podem ter cura se uma terceira pessoa estiver disposta a ajuda! Seja um doador de medula!

O Applisi apoia iniciativas de saúde como a doação de medula.

Conheça o Applisi: www.applisi.com.br
doador de medula